DestaqueSenado Federal

Governo federal publica novas medidas para auxiliar famílias e municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul







Governo Federal Publica Medidas de Auxílio ao Rio Grande do Sul

Governo Federal Publica Medidas de Auxílio ao Rio Grande do Sul

No dia 7 de julho, o governo federal anunciou no Diário Oficial da União a publicação de duas medidas provisórias com o intuito de auxiliar as famílias e os municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A primeira medida, MP 1.228/2024, amplia o alcance do Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5,1 mil, beneficiando famílias que não foram contempladas por ações anteriores. Agora, mais 76 municípios serão incluídos nesse programa de auxílio financeiro.

Para ter acesso a esse benefício, as famílias desalojadas ou desabrigadas precisam fornecer informações aos municípios e fazer uma autodeclaração, afirmando que preenchem os requisitos estabelecidos. Em caso de declarações falsas, haverá a obrigatoriedade de ressarcimento à União.

O Auxílio Reconstrução não impactará em outros benefícios sociais recebidos pelas famílias e será disponibilizado de forma digital, através da Caixa Econômica Federal.

Além disso, o governo também editou a MP 1.229/2024, destinada a fornecer apoio financeiro a 49 municípios em estado de calamidade pública, totalizando um valor de R$ 124 milhões adicionais para o Fundo de Participação dos Municípios.

Mobilização Nacional

O Rio Grande do Sul, que sofre com os impactos das enchentes, precisa urgentemente se reerguer e se preparar para eventos climáticos extremos. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas diretamente, resultando em danos severos à infraestrutura do estado.

A indústria gaúcha foi duramente atingida, com perdas significativas na produção agrícola e infraestrutura rural. Mais de 206 mil propriedades foram afetadas, e a recuperação dessas áreas agrícolas será um desafio que se estenderá por muito tempo.

Os números da Defesa Civil são alarmantes, com inúmeras vítimas confirmadas e desaparecidas, demonstrando a urgência e a gravidade da situação.

Essas medidas provisórias estão em processo de análise no Congresso Nacional e buscam proporcionar alívio imediato às comunidades impactadas. A reconstrução do Rio Grande do Sul exigirá esforços conjuntos e investimentos significativos para restabelecer a normalidade e a segurança no estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo