Ex-Deputado é Condenado a Indenizar Deputada em R$ 44 Mil por Crime de Violência Política de Gênero no TRE-SP

De acordo com a decisão do TRE-SP, além da indenização financeira, Moura está proibido de frequentar a Assembleia Legislativa paulista e qualquer outro local onde Mônica Seixas esteja exercendo seu mandato por um período de dois anos e oito meses. Além disso, o ex-deputado não pode deixar a comarca sem comunicar previamente ao juízo competente. O tribunal também determinou que Wellington Moura participe de um curso de letramento em gênero com duração mínima de 20 horas, sendo metade dessa carga horária cumprida presencialmente.
A deputada Mônica Seixas comemorou a decisão nas redes sociais, destacando a importância da justiça eleitoral em condenar o ex-deputado por violência política de gênero e também em implementar medidas reparadoras para a vítima. Nas suas palavras, a deputada enfatizou a inédita indenização a ela, bem como a medida protetiva que garante sua segurança no ambiente de trabalho na Alesp.
Até o momento, Wellington Moura não se pronunciou publicamente sobre a decisão do TRE-SP. A repercussão desse caso ressalta a importância do combate à violência política de gênero e a necessidade de medidas efetivas para punir os agressores e proteger as vítimas. A atuação do tribunal eleitoral de São Paulo nesse caso demonstra a seriedade do tema e a busca por justiça e igualdade no ambiente político.