DestaqueDiário do Rio

Aniversário de 206 anos do Museu Nacional/UFRJ terá programação cultural e educativa na Quinta da Boa Vista.




Museu Nacional/UFRJ celebra 206 anos com programação diversa

Museu Nacional/UFRJ celebra 206 anos com programação diversa

No próximo domingo (09/06), o Museu Nacional/UFRJ vai comemorar seus 206 anos com uma programação educativa e cultural diversificada na Quinta da Boa Vista. Em parceria com o Projeto Museu Nacional Vive, esse evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Uma das atrações principais será a Tenda Científica, que estará localizada em frente à estátua de D. Pedro II. Nesse espaço, o público poderá ter contato com acervos científicos e culturais do Museu, incluindo fósseis paleontológicos, besouros, peixes, moluscos, objetos sagrados de religiões afro-brasileiras e registros da imigração japonesa. Serão mais de trinta estandes com o objetivo de promover a interação entre os pesquisadores do Museu e a comunidade.

A programação cultural também promete ser bastante diversificada, com atrações para todas as idades. Crianças do Quilombo Sobara de Araruama se apresentarão com o Grupo Batuque Reciclado, seguidas pelas acrobacias e danças do UniCirco Marco Frota. À tarde, um cortejo cultural ao som de músicas de Luiz Gonzaga será liderado pelo Bloco Cordão da Tia Juca e pela Quadrilha Rastapé nas Alturas. Para encerrar as atividades, o grupo Samba Independente dos Bons Costumes se apresentará em uma roda de samba.

O diretor do Museu, Alexander Kellner, convida a todos para participar do evento, destacando a importância do Museu Nacional na vida da população. Ele ressalta os avanços nas obras de reconstrução do Paço de São Cristóvão e convida cariocas e turistas a visitarem o espaço.

A gerente executiva do Projeto Museu Nacional Vive, Lucia Basto, destaca a importância do evento como forma de promover a evolução das obras e projetos técnicos, além de fortalecer os laços entre o Museu e a comunidade. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a Linha do Tempo da reconstrução do Museu Nacional, através de fotografias e vídeos que mostram o progresso dos trabalhos.

O evento contará com interpretação em libras, réplicas de acervos interativos, visitas educativas, atividades de instituições parceiras e uma edição especial da Feira Junta Local, com aproximadamente 40 produtores vendendo alimentos durante todo o dia.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo