DestaqueSenado Federal

Comissão de Defesa da Democracia aprova audiência pública sobre impacto da inteligência artificial nas eleições brasileiras, com convidados de peso.




Impacto da inteligência artificial nas eleições brasileiras

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) aprovou, nesta quinta-feira (6), requerimentos para audiência pública destinada a discutir “Democracia e Eleições: o impacto da inteligência artificial no contexto eleitoral brasileiro”.

Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Teresa Leitão (PT-PE) foram responsáveis por apresentar os requerimentos, com o apoio da presidente da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Segundo os parlamentares, “a utilização da IA durante os processos eleitorais revela um cenário complexo, especialmente diante do desafio de garantir que as campanhas eleitorais no Brasil não promovam desinformação nem interfiram nas decisões dos eleitores ao adotarem essa tecnologia”.

Humberto e Teresa destacam que as novas tecnologias, em especial a IA, levantam questionamentos sobre o impacto do uso em larga escala de dados na influência das escolhas dos eleitores.

A lista de convidados para a audiência inclui representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Advocacia Geral da União (AGU), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Meta, Tik Tok, Google, X (antigo Twitter) e a integrante do Conselho Consultivo de Alto Nível da ONU para a Inteligência Artificial, Estela Aranha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo