Agência BrasilDestaque

Preservação das florestas e bioeconomia são chave para desenvolvimento, diz Lula em evento pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, em evento realizado no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (5), a importância do desenvolvimento do turismo ambiental e da bioeconomia como estratégias fundamentais para a preservação das florestas e o crescimento econômico de estados que possuam reservas naturais.

Durante o evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Lula ressaltou a necessidade de implementação de uma política efetiva de turismo para visitação das florestas brasileiras, que são verdadeiras riquezas naturais do país. O presidente enfatizou a relevância do turismo como alternativa de desenvolvimento para os estados, em conjunto com a preservação ambiental.

Na ocasião, foram assinados diversos decretos, incluindo a criação de unidades de conservação, como a Reserva de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira, em Itacoatiara (AM), e o Monumento Natural das Cavernas, em São Desidério (BA). Além disso, foi instituída a Estratégia Nacional de Bioeconomia, com a elaboração prevista do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia.

Lula aproveitou para rebater críticas à demarcação de reservas ambientais, ressaltando a importância de manter as florestas em pé e cuidadas, evidenciando seu potencial econômico através do turismo. O presidente enfatizou a necessidade de explorar a biodiversidade brasileira, em especial da Amazônia, como forma de desenvolvimento sustentável para os estados do Norte do país.

O evento também contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que apresentou um balanço das ações do governo na área ambiental. Marina e governadores dos estados que compõem a Amazônia e o Pantanal assinaram o Pacto pela Prevenção e Controle de Incêndios, demonstrando o compromisso com a preservação ambiental e a prevenção de desastres naturais.

Em seu discurso, Lula convocou a sociedade para se engajar na preservação do meio ambiente, ressaltando a responsabilidade dos seres humanos em proteger o planeta. O presidente enfatizou a importância da conscientização e do cuidado com a natureza, destacando que somente os humanos são capazes de destruir seu próprio habitat, tornando a questão ambiental uma pauta urgente e essencial para a sobrevivência do planeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo