DestaqueUOL

Brasileiros: A Eloquência e Improvisação que Encantam Estrangeiros no Brasil






A Eloquência Brasileira: Um Olhar Estrangeiro

No mundo da linguagem coloquial e informal do castellano-espanhol, existe a expressão “ser ‘la hostia'”, que se traduz como ser demais, ser o/a melhor, a rainha ou o rei da situação, o centro das atenções. E foi sobre essa característica única dos brasileiros que um inglês residente no Brasil chamou a atenção em suas redes sociais.

O inglês descreveu a habilidade dos brasileiros em improvisar discursos, mesmo em situações inesperadas. Segundo ele, até o brasileiro considerado mais “fraco” consegue falar sobre um assunto por tempo indeterminado, de forma confiante, coerente e eloquente. Essa capacidade de se expressar de maneira articulada, com início, meio e fim, e ainda incluir ironias, trocadilhos e referências culturais é algo que ele admira profundamente.

Um exemplo dado por ele foi a forma como os brasileiros lidam com mensagens de parabéns em aniversários. Sem ensaios prévios, os brasileiros conseguem gravar áudios de cinco minutos cheios de palavras floridas, falando sobre “novos ciclos” e transmitindo sentimentos de forma única. Esse modo de se expressar tão naturalmente e abundantemente é algo que o inglês afirmou não ver com tanta frequência na Europa, onde vive.

Essa percepção externa sobre a eloquência e a capacidade comunicativa dos brasileiros pode ser confirmada por muitos que já tiveram contato com a cultura brasileira. A fama de ser amoroso, acolhedor e animado, de falar com entonações melódicas e cheias de vida, de se conectar facilmente através das palavras, é uma característica que parece permear a identidade nacional.

Essa habilidade de improvisar discursos, de expressar sentimentos de forma elaborada e envolvente, mesmo em situações triviais, tem sido algo que, aparentemente, marca os brasileiros em meio a outras culturas. Essa capacidade de se comunicar de maneira tão rica e emotiva pode ser vista como um traço distintivo que evidencia a habilidade dos brasileiros de se conectar e se expressar de forma única.

Portanto, ser “la hostia” no quesito comunicação e eloquência parece ser uma característica que os brasileiros carregam consigo, conquistando admiradores ao redor do mundo, como destacou o inglês em suas observações.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo