DestaqueUOL

Patrimônio dos mais ricos atinge recorde em 2023 impulsionado pelo crescimento das Bolsas globais, aponta estudo da Capgemini




Artigo Jornalístico

Os números impressionantes divulgados pela Capgemini recentemente mostram a ascensão meteórica das fortunas dos mais ricos em 2023. Os dados revelam que o patrimônio dos bilionários atingiu um recorde histórico, crescendo de forma excepcional.

Esse aumento vertiginoso pode ser atribuído, em grande parte, ao crescimento das Bolsas de valores ao redor do mundo. Índices como o Nasdaq e S&P 500 nos Estados Unidos, assim como o CAC 40 em Paris e o DAX em Frankfurt apresentaram significativos avanços ao longo do ano passado, impulsionando as fortunas dos mais ricos.

A Capgemini, responsável por esse estudo anual que monitora a situação financeira de 71 países, destaca o papel crucial da inteligência artificial generativa nesse cenário de crescimento econômico. O entusiasmo em torno dessas tecnologias impulsiona ainda mais as ações no mercado, contribuindo para o aumento das fortunas dos mais abastados.

Em contrapartida, em 2022, houve um retrocesso no patrimônio dos milionários, refletindo a instabilidade das cotações naquele período.

A América do Norte se destacou como o continente com o maior aumento no número de milionários e na valorização de suas fortunas em relação ao ano anterior. Esse crescimento impressionante chama atenção para a desigualdade de riqueza que tem sido objeto de debates acalorados nos últimos anos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo