DestaqueUOL

Eleições na Índia: Aliança de premiê Modi mantém maioria no Parlamento, mas líder sai enfraquecido após pleito apertado.




Índia divulga resultados das eleições gerais

Índia divulga resultados das eleições gerais

Após mais de 40 dias e sete fases de votação marcadas por calor extremo, a Índia deu início nesta terça-feira (4) à divulgação dos resultados do pleito geral no país. A aliança do premiê Narendra Modi seguirá com maioria no Parlamento, mas o político sai enfraquecido —a margem menor da legenda dele contrariou as pesquisas de boca de urna.

O político reivindicou a vitória destacando o terceiro mandato consecutivo como um feito histórico e prometendo fazer a economia crescer. Analistas veem no resultado o fim de uma “aura de invencibilidade” de Modi e apontam aspectos econômicos como fator do desempenho aquém do esperado da legenda do premiê.

Líderes da oposição disseram que os pobres “salvaram a Constituição” indiana, em alusão ao que é visto como uma expansão do autoritarismo sob Modi. Em dez anos no poder, o líder populista de direita tem apostado no sectarismo religioso —as tensões entre a maioria hindu e a minoria muçulmana cresceram— e na perseguição a jornalistas e ativistas.

O episódio desta quarta-feira (5) do Café da Manhã fala com a enviada da Folha à Índia, Patrícia Campos Mello. De Nova Déli, ela conta como foi o pleito, explica as razões para a vitória apertada do partido de Narendra Modi e analisa o significado dela para a Índia e o mundo

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo