Câmara dos DeputadosDestaque

CCJ da Câmara aprova inclusão de Maria Leopoldina e princesa Isabel no Livro dos Heróis da Pátria em Brasília




Notícia: Aprovação da inclusão de Maria Leopoldina e Princesa Isabel no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Aprovação da inclusão de Maria Leopoldina e Princesa Isabel no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

05/06/2024 – 19:02

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Bia Kicis, relatora da proposta na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (5), proposta que inscreve os nomes da imperatriz Maria Leopoldina e da princesa Isabel no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O livro fica depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

O parecer da relatora, deputada Bia Kicis (PL-DF), foi favorável ao substitutivo da Comissão de Cultura ao Projeto de Lei 127/20, do Senado. O novo texto inclui a princesa Isabel, pois o projeto do Senado previa apenas o nome de Maria Leopoldina. Como a proposta foi analisada em caráter conclusivo e modificada na Câmara, deverá retornar ao Senado para nova votação, a menos que haja recurso para análise, antes, pelo Plenário da Câmara.

Os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP), Chico Alencar (Psol-RJ), Patrus Ananias (PT-MG), Célia Xakriabá (Psol-MG), Alencar Santana (PT-SP) e Welter (PT-PR) votaram contra o projeto.

Segundo Chico Alencar, um dos motivos é evitar continuar no sistema em que apenas os “vencedores” ganham destaque. “É um galardão muito acima do que devia ser dedicado, talvez, a outras pessoas, talvez até mais anônimas, pequeninas.”

Continue lendo no site do jornal.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo