DestaqueUOL

Caio Blat: da epopeia de Riobaldo ao cirurgião plástico da Max, ator se aventura por projetos de diferentes épocas e lugares.




Caio Blat: Aventuras e Desafios na Carreira de Ator e Diretor

Caio Blat: Aventuras e Desafios na Carreira de Ator e Diretor

No território mítico de Guimarães Rosa em um momento indeterminado à Rússia do século 19, da São Paulo de meados do século 20 ao Rio Grande do Sul de hoje, aos 43 anos, o renomado ator e diretor Caio Blat se aventura por projetos de diferentes épocas e lugares, imaginários ou não.

No filme “Grande Sertão”, dirigido por Guel Arraes e que estreia nesta quinta-feira, Blat vive pela terceira vez Riobaldo, figura central da epopeia ao lado de Diadorim.

Em uma entrevista exclusiva, Blat relembra seu primeiro encontro com o personagem durante a montagem para o teatro dirigida por Bia Lessa, que ficou em cartaz de 2017 a 2019. Após o sucesso nos palcos, a decisão de transformar a peça em filme surgiu, resultando em “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, com estreia prevista para 22 de agosto.

Neste novo longa-metragem, Blat interpreta Riobaldo da periferia de uma grande cidade, um professor de uma escola pública que se envolve com a gangue liderada por Joca Ramiro, papel de Rodrigo Lombardi. O ator descreve Riobaldo como um personagem que sintetiza os dilemas existenciais e emocionais de um brasileiro comum.

As filmagens, inicialmente programadas para meados de 2020, foram adiadas devido à pandemia, o que permitiu uma maior preparação e imersão no papel para Blat. O diretor Guel Arraes, também seu sogro, conduziu meticulosamente o processo, resultando em uma transformação física expressiva do ator para o papel.

Além de seus trabalhos no cinema, Blat se prepara para sua segunda experiência como diretor, com um longa-metragem sobre a atriz Cacilda Becker. Antes disso, ele assume a curadoria da mostra de longas brasileiros e latinos do Festival de Gramado, que acontecerá em agosto.

Na TV, Blat está em uma fase de transição, após sua saída da TV Globo e a entrada na novela original da Max, “Beleza Fatal”, criada por Raphael Montes. O ator destaca a inovação do formato de 40 episódios da novela, que traz agilidade e mantém elementos característicos do folhetim.

Com uma agenda repleta de desafios e projetos profissionais, Caio Blat se mantém firme em sua trajetória artística, que inclui atuações marcantes e novas experiências na direção e curadoria de eventos culturais. Longe dos holofotes, sua vida pessoal também é alvo de especulações, mas o ator se mantém discreto e focado em seu trabalho.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo