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Ampliação do Aeroporto de Congonhas: Obras e Desafios Discutidos na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados




Ampliação do Aeroporto de Congonhas é discutida em audiência na Comissão de Viação e Transportes

05/06/2024 – 20:56  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Reunião da Comissão de Viação e Transportes

As obras de ampliação do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram tema de discussão durante uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. O encontro abordou os projetos de melhorias programados para o ano de 2024.

Para este ano, está planejada a implementação de um bolsão para carros de aplicativos e uma praça pick-up com 72 vagas para embarque de passageiros, além do reordenamento das vias, renovação do sistema de climatização, reforma dos banheiros e ampliação da sala de embarque remoto.

De acordo com o contrato de concessão firmado com a empresa espanhola Aena, que assumiu a operação do aeroporto de Congonhas em outubro do ano anterior, todas as grandes obras, incluindo um novo terminal de passageiros com uma área de embarque e desembarque de 105 mil metros quadrados – o dobro do tamanho atual – devem ser entregues até junho de 2028.

O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, comentou sobre o orçamento das reformas. “Estamos atualmente na fase de engenharia e, até a contratação das construtoras, ainda não temos os valores finais, mas estimamos que serão de R$ 4,5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões para Congonhas e os outros R$ 2,5 bilhões destinados a outros dez aeroportos do nosso bloco”, explicou.

Desafios
O diretor-executivo do aeroporto, Kleber Almada Meira, destacou que o projeto de ampliação enfrentou desafios diante das restrições de uso de áreas em uma região densamente populosa, além das exigências do contrato de concessão. Entre os principais obstáculos estavam a distância entre as pistas de táxi aéreo e de pouso e decolagem, as posições de estacionamento para aeronaves maiores e novas pontes de embarque.

Com a inclusão de 19 novas pontes de embarque, conhecidas como fingers, o aeroporto poderá aumentar em 70% o número de embarques. Atualmente, há 12 fingers em operação.

“Existe uma exigência da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] de garantir que, no mínimo, 70% dos passageiros embarquem utilizando as pontes. Atualmente, essa taxa é de apenas 50%. Como construir novas pontes diante de restrições de espaço?”, questionou Kleber Meira.

Com as melhorias em andamento, o aeroporto, que atualmente pode acomodar 30 aeronaves restritas, terá capacidade para receber até 37 aeronaves, inclusive de maior porte, como o Airbus A321. Com isso, a capacidade operacional permitirá atender até 30 milhões de passageiros por ano, oferecendo 17 canais de inspeção (7 a mais em relação ao cenário atual).

Impactos
Durante a audiência pública, foram apresentadas divergências entre os convidados e o deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), responsável por solicitar o debate. O deputado mencionou que não localizou documentos emitidos pela prefeitura referentes ao impacto da ampliação do aeroporto na vizinhança e as compensações urbanísticas.

Por sua vez, Kleber Meira, diretor do aeroporto, afirmou que houve reuniões com o governo para discutir os projetos, reforçando que os estudos estão dentro do prazo estabelecido para a obtenção das licenças necessárias.

O deputado Antonio Carlos Rodrigues enfatizou a importância do terminal de Congonhas para a mobilidade e conectividade da cidade de São Paulo e áreas circunvizinhas.

“Eu já fui vereador na capital, conheço bem o local. Aquilo é um desafio. Quero ver como resolverão a situação do tráfego. A situação viária está caótica. Utilizo o aeroporto semanalmente. Saio de Panambi, o trânsito sempre congestionado, e gostaria de saber qual será a solução mágica que a Espanha trará para a nossa capital”, questionou o deputado.

Em resposta, o diretor da Aena Brasil mencionou que 60% dos veículos que passam pelo terminal de Congonhas são motoristas de aplicativos. Ele destacou que está em fase de construção um bolsão com 150 vagas exclusivas para esses motoristas e, posteriormente, o fluxo será direcionado para uma praça no nível superior do estacionamento do edifício-garagem do aeroporto.

Está prevista ainda a ampliação de todas as vias próximas, juntamente com a integração do terminal aéreo com o metrô, por meio da inauguração da linha 17 ouro, programada para 2026.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Ana Chalub


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