DestaqueUOL

Vice-presidente do Maláui e mais nove pessoas estão mortos após acidente aéreo em reserva florestal






Acidente aéreo no Maláui

Acidente aéreo no Maláui

No último dia 11, o Presidente do Maláui, Lazarus Chakwera, fez um pronunciamento à nação informando que todos a bordo do avião que transportava o vice-presidente do país, Saulos Klaus Chilima, estão mortos. A aeronave, que desapareceu nesta segunda-feira (10), estava sendo procurada em uma reserva florestal a cerca de 10 quilômetros do destino planejado.

Segundo as autoridades governamentais, a aeronave militar não conseguiu pousar devido à baixa visibilidade e foi instruída a retornar à capital, porém o contato foi perdido em seguida. Saulos Klaus Chilima, de 51 anos, viajava de Lilongwe a Mzuzu junto com outras nove pessoas. As tentativas de comunicação com a tripulação foram infrutíferas após a aeronave sumir dos radares.

Lá fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

O governo do Maláui solicitou apoio nas buscas aos países vizinhos, além dos Estados Unidos, Reino Unido, Noruega e Israel. Saulos Klaus Chilima era cogitado como candidato à presidência nas eleições de 2025. Ele foi brevemente detido em 2022 sob acusações de corrupção, porém foi liberado em seguida e nega as alegações.

O Maláui, país com cerca de 20 milhões de habitantes, faz fronteira com Moçambique, Zâmbia e Tanzânia, sendo classificado como um dos menos desenvolvidos do mundo, com um IDH de 0.508, ocupando a 172ª posição em um ranking de 192 nações. Em comparação, o Brasil possui um IDH de 0.760 e ocupa o 89º lugar no mesmo ranking.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo