O Rio Guaíba, um dos principais cartões-postais da cidade de Porto Alegre, foi palco de uma mudança abrupta em seu nível de água durante a madrugada de segunda-feira. Em apenas sete horas, o rio teve um aumento de 43 centímetros, resultando em transbordamento de parte do cais e em um cenário incomum para os moradores da região. Entretanto, na manhã seguinte, o Guaíba já apresentava um nível 20 centímetros abaixo da cota de inundação, trazendo um alívio momentâneo para a população.
O que causou essa mudança brusca?
No começo da manhã de terça-feira (4), os dados da TideSat, empresa responsável pela medição do nível do Guaíba, indicavam que o rio estava com 2,81 metros de altura, 20 centímetros abaixo do limite que geralmente resulta em transbordamentos, que é de 3,00 metros.
No dia anterior, segunda-feira (3), a régua eletrônica da TideSat registrou 3,10 metros durante o pico do repique causado pelos ventos do sul, de origem polar. Essa mudança brusca no nível do rio foi observada no início da manhã de segunda-feira, antes de o Guaíba retornar ao seu curso normal devido às condições climáticas favoráveis, de acordo com informações do portal de meteorologia Metsul.