DestaqueUOL

Recomendação do CRT DST/Aids de São Paulo é descartar PrEP sob demanda após 30 dias da abertura do frasco, segundo orientações da bula.





Notícia sobre recomendação do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids

Recomendação do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids para usuários da PrEP

O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, vinculado à SES (Secretaria de Estado da Saúde) de São Paulo, passou a recomendar, desde janeiro deste ano, que usuários da PrEP (profilaxia pré-exposição) sob demanda descartem os medicamentos após 30 dias da abertura do frasco.

Essa indicação foi motivada por um detalhe na bula do remédio que preconiza a estabilidade dos comprimidos por apenas 30 dias a partir da abertura da embalagem. A nível nacional, no entanto, o Ministério da Saúde ainda não emitiu uma orientação clara a respeito desse aspecto.

A PrEP sob demanda é uma alternativa para prevenção do HIV indicada para homens cisgêneros e mulheres trans que não utilizam hormônios à base de estradiol. Essa estratégia foi incorporada no Brasil em janeiro de 2023, posteriormente a uma nota publicada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2022. Antes disso, o país adotava o modelo diário da profilaxia, no qual o usuário tomava um comprimido diariamente para se proteger do vírus causador da Aids.

No caso da PrEP sob demanda, a pessoa utiliza o medicamento somente em situações de exposição de risco, como durante uma relação sexual. Nesses momentos, o usuário deve ingerir duas pílulas pelo menos duas horas antes do ato, uma terceira pílula 24 horas após a dose dupla e uma quarta pílula 48 horas depois da primeira ingestão.

Essa abordagem proporciona mais uma forma de prevenção contra o HIV, sendo uma opção para aqueles que não podem ou não desejam adotar o modelo diário. Alexandre Grangeiro, ex-diretor do programa nacional de HIV/Aids e pesquisador científico da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), destaca que a profilaxia sob demanda tem ampliado a cobertura e permitido que pessoas em alto risco de infecção por HIV utilizem métodos mais eficazes.

Novo sistema de dispensação das profilaxias PrEP e PEP

Na última quinta-feira (30), a Prefeitura de São Paulo lançou um sistema inovador de disponibilização das profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) por meio de máquinas dispensadoras automáticas. Segundo a prefeitura, os usuários interessados podem passar por teleconsultas utilizando o canal SPrEP – PrEP e PEP online, disponível no aplicativo e-SaúdeSP. Após a consulta, a equipe médica emitirá uma receita e enviará um link via SMS com um QR Code a ser lido pela máquina.

Essa iniciativa tem como objetivo eliminar obstáculos no acesso à prevenção ao HIV. As máquinas automáticas serão distribuídas pela cidade de acordo com a análise de dados epidemiológicos e levantamentos das equipes especializadas sobre as demandas locais. A estratégia visa otimizar a logística e reduzir o tempo de espera para obter a profilaxia contra o HIV.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo