Procon Carioca e ANS promovem ação de capacitação em saúde suplementar para combater aumento de reclamações de consumidores

Procon Carioca participa de evento promovido pela ANS

No próximo dia 07, o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio, estará presente na terceira edição do projeto “ANS com Você: Edição Procons”, promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O evento acontecerá no auditório da sede do instituto, localizado no bairro do Estácio.
A iniciativa tem como objetivo capacitar as equipes que trabalham na defesa do consumidor na área da saúde suplementar. A formação visa esclarecer aspectos da regulação de planos de saúde e auxiliar no atendimento prestado aos consumidores. Durante o encontro, técnicos da ANS irão atualizar os órgãos sobre as regras de contratação e utilização dos planos de saúde.
A diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, destacou o aumento das reclamações relacionadas a planos de saúde na cidade. Segundo ela, reajustes abusivos, negativas de cobertura e descumprimento de prazos pela ANS estão entre as principais queixas dos consumidores.
“A saúde suplementar é um dos temas mais sensíveis a ser abordado pelos órgãos de defesa do consumidor, portanto a atualização dos técnicos deve ser constante. A parceria entre o Procon Carioca e a ANS é de extrema importância, especialmente diante do crescente número de reclamações registradas pelos consumidores. Questões como reajuste abusivo, negação de cobertura e descumprimento de prazos estabelecidos pela ANS são os problemas mais comuns apontados pelos consumidores de planos de saúde”, ressaltou a diretora-executiva Renata Ruback.
De acordo com o Procon Carioca, houve um aumento de 86,5% nas reclamações registradas para o setor neste ano, em comparação com o ano anterior. Apenas no consumidor.gov, foram registradas 1.407 reclamações entre maio de 2022 e maio de 2023. Já de maio de 2023 a maio deste ano, esse número já subiu para 2.624 reclamações.
Advertisement
