Obmep inicia com recorde de participantes: mais de 18,5 milhões de alunos em primeira fase da competição nacional de Matemática.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a importância da competição na identificação de talentos e no estímulo ao estudo da matemática. “Não é incrível pensar que quase 20 milhões de jovens estão pensando em matemática e resolvendo as lindas questões da olimpíada”, ressaltou Viana. A Obmep ocorre em duas fases, sendo a primeira etapa realizada com uma prova com 20 questões de múltipla escolha, distribuídas em três níveis de acordo com o grau de escolaridade do aluno.
Durante a primeira fase, as escolas são responsáveis pela aplicação e correção das provas, seguindo os gabaritos elaborados pelo Impa. Alunos com necessidades especiais têm um tempo maior para realizar o exame. Unidades de ensino no Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes no estado, estão recebendo orientações para a realização da prova.
Os resultados dos classificados para a segunda fase serão divulgados em agosto, com a aplicação da prova marcada para outubro. Os premiados da competição, que contempla tanto alunos de escolas públicas quanto privadas, receberão medalhas e certificados de menção honrosa. Além disso, os alunos premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica, que oferece bolsas de incentivo acadêmico.
A Obmep, apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática e com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos nesta disciplina, abrangendo estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A competição é uma oportunidade única para os alunos demonstrarem sua habilidade e interesse pela matemática, incentivando o desenvolvimento acadêmico e a busca por conhecimento.