Câmara dos DeputadosDestaque

Ministro Silvio Almeida defende criação de fundo para pessoas com deficiência durante debate na Comissão Parlamentar




Artigo sobre Políticas para Pessoas com Deficiência

Ministro discute políticas para pessoas com deficiência na Câmara dos Deputados

04/06/2024 – 20:37

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Na última semana, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promoveu um importante debate na Câmara dos Deputados. O ministro Silvio Almeida, responsável pelas políticas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, relatou as principais reivindicações das conferências estaduais e municipais da área. Uma das demandas mais destacadas foi a criação de um fundo de financiamento federativo, que teria a finalidade de apoiar ações voltadas para pessoas com deficiência.

O ministro enfatizou a importância de pensar no orçamento destinado a esse segmento da sociedade e ressaltou a necessidade de institucionalizar a política de direitos humanos no Brasil. Ele enfatizou que, diante dos desafios e riscos presentes em nosso mundo, cabe ao Estado brasileiro dedicar esforços para garantir uma vida digna, segura e saudável para todos os cidadãos.

Deputados presentes no debate também expressaram preocupação com a destinação de recursos. O deputado Orlando Silva propôs uma “articulação política” para ampliar o investimento nas políticas para pessoas com deficiência no Orçamento da União do próximo ano. Já o presidente da Comissão, deputado Weliton Prado, anunciou planos para mobilizar colegas parlamentares em busca de um aumento significativo no orçamento do Ministério dos Direitos Humanos.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Além das discussões sobre financiamento, a deputada Rosangela Moro questionou o ministro Silvio Almeida sobre a retomada da avaliação biopsicossocial, exigida pela Lei Brasileira de Inclusão. Essa avaliação é fundamental para que pessoas com deficiência possam acessar os benefícios previstos na legislação. O ministro esclareceu que a avaliação, suspensa pelo governo há anos, terá novas regras apresentadas durante a conferência nacional dos direitos da pessoa com deficiência, que ocorrerá em julho.

O Plano Viver sem Limites, lançado recentemente pelo governo, traz uma série de ações voltadas para a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência. Entre as iniciativas destacadas pelo ministro estão a implantação de consultórios ginecológicos acessíveis, a formação de professores para educação inclusiva e a compra de ônibus acessíveis para o transporte escolar.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Geórgia Moraes


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo