Câmara dos DeputadosDestaque

Deputados discutem possível transferência das loterias federais para empresa subsidiária da Caixa Econômica Federal em audiência pública



Audiência na Câmara dos Deputados discute transferência das loterias federais para empresa subsidiária da Caixa

04/06/2024 – 08:48

Depositphotos

Loterias são operadas pela Caixa

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados reuniu-se nesta terça-feira (4), às 10 horas, para ouvir a diretora-presidente da Caixa Loterias, Lucíola Aor Vasconcelos, a respeito da possível transferência das operações das loterias federais para uma empresa subsidiária da Caixa Econômica Federal. A audiência pública foi realizada no plenário 9.

O deputado Tadeu Veneri (PT-PR), responsável pela proposta do debate, explicou que o assunto foi discutido em uma recente reunião do Conselho de Administração da empresa.

“Manifestamos nossa preocupação com tal medida, pois sabemos que as loterias da Caixa têm sido fundamentais para a redução das desigualdades sociais no País, por meio do repasse de recursos às políticas sociais”, afirmou Veneri. O deputado destacou que cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias é direcionado para investimentos em saúde, educação e projetos sociais.

De acordo com dados do banco, em 2023, dos R$ 23,4 bilhões arrecadados em loterias, R$ 9,2 bilhões foram destinados a fins sociais.

Monopólio
O parlamentar ressaltou que as loterias federais no Brasil estão sob monopólio da Caixa, um banco público. Ele lembrou que, em 2016, houve uma tentativa de acabar com esse monopólio, criando a subsidiária Lotex para transferir a operação e abrir capital.

O governo realizou um leilão para o controle da raspadinha, no qual a Caixa foi proibida de participar, e após duas tentativas fracassadas, em 2019, o consórcio Estrela foi selecionado. No entanto, o consórcio desistiu da operação após alguns anos sem execução do serviço.

Dada a situação, a subsidiária Lotex teve sua estrutura modificada e tornou-se a Caixa Loterias, em uma tentativa mais concreta de privatizar o controle das loterias federais, conforme explicou o deputado.

Em agosto de 2023, um novo decreto abriu a possibilidade para a Lotex voltar a ser operada pela Caixa.

Da Redação – RL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo