Deputada Benedita da Silva busca apoio para reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro após incêndio devastador em 2018.

04/06/2024 – 14:34
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Benedita da Silva quer garantir a continuidade do aporte de recursos
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados estará em sessão nesta quarta-feira (5), às 15h30, para discutir a situação do Museu Nacional do Rio de Janeiro e a importância de medidas de patrocínio para a instituição. O debate foi solicitado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e ocorrerá no plenário 10.
Com mais de dois séculos de história, o Museu Nacional, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é considerado a instituição científica mais antiga do Brasil. No entanto, em setembro de 2018, um grave incêndio destruiu grande parte de seu acervo, que incluía importantes peças de história natural e antropologia das Américas.
Benedita da Silva destaca que o incêndio resultou na perda de registros linguísticos e culturais de comunidades indígenas já desaparecidas. Desde então, esforços têm sido feitos para reconstruir o museu e restaurar suas coleções, com recursos provenientes de emendas parlamentares e outros apoios.
“Diante da necessidade de manutenção e da urgência na conclusão das obras de restauro, o debate proposto busca compreender a situação atual do Museu Nacional e articular ações de apoio e patrocínio para sua reabertura e acesso ao público até 2026”, ressalta a deputada.
Por Redação