DestaqueUOL

China deixa marca na Lua: fotos de buraco em forma de caracter “Zhong” viralizam nas redes sociais chinesas após escavação da Chang’e-6


Na terça-feira (4), fotos de um buraco deixado na superfície lunar pela escavação de amostras pela sonda Chang’e-6 se tornaram virais na rede social chinesa Weibo. A emissora estatal CCTV afirmou que o buraco possui o formato do caractere “zhong” —”中”—, que significa China em chinês, “zhongguo”. Um perfil verificado associado à sonda na Weibo também alimentou a comparação, postando a foto do solo lunar com a legenda: “Eu vejo ‘中'”.

Essa conta na Weibo associada à sonda foi aberta recentemente e passou a publicar diversas fotos e um vídeo da sonda na Lua. A presença de perfis de veículos espaciais em redes sociais não é incomum, existindo inclusive equipamentos da Nasa no X (antigo Twitter), como a sonda Voyager.

A marca na lua foi um dos assuntos mais comentados da terça-feira no Weibo. A sonda usou uma furadeira e um braço robótico para escavar o solo lunar, deixando essa marca em forma de caractere Chinês. Além disso, após a coleta de amostras, a Chang’e-6 exibiu a bandeira nacional da China no lado afastado da Lua.

Como e por que a marca foi feita

A superfície lunar agora mostra o caractere “Zhong”, que foi marcado pela sonda em sua missão de escavação. Após a coleta das amostras, a Chang’e-6 irá se juntar a outra espaçonave em órbita para transferir as amostras para um módulo de retorno que voará de volta à Terra, com previsão de pouso na região da Mongólia Interior da China em 25 de junho.

Cientistas de todo o mundo estão acompanhando o retorno das amostras lunares à Terra, esperando que essas amostras possam fornecer insights sobre as origens do sistema solar. A missão da Chang’e-6 não só é importante para a ciência, mas também é motivo de orgulho nacional na China, com milhares de turistas assistindo ao lançamento da sonda na província de Hainan no mês passado.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo