DestaqueUOL

Caixa Econômica Federal desmente boato sobre cobranças no Pix a partir de julho: entenda o mal-entendido e a verdadeira história




Caixa Econômica Federal desmente cobranças por transações Pix a partir de julho

4.jun.2024 - Vídeo é de 2023 e também circulou fora de contexto na época
4.jun.2024 – Vídeo é de 2023 e também circulou fora de contexto na época

É falso que a Caixa Econômica Federal vá realizar cobranças por transações Pix a partir de 19 de julho de 2024. Posts usam reportagem do ano passado da Jovem Pan e omitem que o banco desistiu da cobrança no mesmo dia do anúncio.

A checagem foi sugerida por internautas que mandaram mensagem para o UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Publicações reproduzem uma reportagem veiculada pela Jovem Pan News no dia 20 de junho de 2023, que noticiava o anúncio de cobrança de Pix entre pessoas jurídicas pela Caixa.


A Caixa Econômica Federal desmentiu recentemente a informação de que irá começar a cobrar por transações Pix a partir de 19 de julho de 2024. A notícia falsa circulou em diversos posts na internet, baseando-se em uma reportagem da Jovem Pan do ano passado. No entanto, esses posts omitem um fato importante: o banco desistiu da cobrança no mesmo dia em que fez o anúncio.

A verificação da veracidade dessa informação foi solicitada por internautas que entraram em contato com o UOL Confere através do WhatsApp. As publicações enganosas reproduzem a reportagem da Jovem Pan News de 20 de junho de 2023, que informava sobre a suposta cobrança de Pix entre pessoas jurídicas pela Caixa. No entanto, é importante ressaltar que essa notícia é antiga e não corresponde à realidade atual.

Portanto, é fundamental sempre checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais. A disseminação de fake news pode causar prejuízos e confusão entre os usuários da internet. No caso específico da suposta cobrança de transações Pix pela Caixa, o banco esclareceu que não há planos para implementar essa medida e que a informação é totalmente falsa. Portanto, fique atento para não cair em boatos e desinformação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo