
Jornalismo Internacional
Durante um evento de arrecadação de fundos em Greenwich, no Estado de Connecticut, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez declarações impactantes sobre o ex-presidente Donald Trump. Biden afirmou que é a primeira vez na história norte-americana que um ex-presidente condenado por crimes está buscando a Presidência.
Além disso, Biden criticou duramente as ações de Trump em relação ao sistema de Justiça do país, classificando como “imprudente e perigoso” o ataque que o ex-presidente está fazendo à instituição. O atual presidente ressaltou a importância de respeitar as decisões judiciais e não deslegitimar o sistema por motivos pessoais.
Até o momento, a campanha de Biden havia evitado comentar a condenação de Trump para não politizar o processo. No entanto, os comentários feitos pelo presidente na arrecadação de fundos indicam que a estratégia pode mudar, utilizando a condenação como argumento para demonstrar a inaptidão do ex-presidente ao cargo.
Por sua vez, a porta-voz da campanha de Trump criticou as declarações de Biden, classificando como “vergonhosas” as acusações de criminoso condenado ao ex-presidente. Trump, por sua vez, tem contestado o veredicto e planeja recorrer da decisão. Em meio a essas polêmicas, a disputa presidencial deste ano pode ser definida em torno dos crimes de Trump.
Durante o evento, Biden também enfatizou a personalidade de Trump, chamando-o de “desequilibrado” e incapaz de aceitar a derrota. O atual presidente relembrou declarações anteriores do republicano sobre a possibilidade de acabar com a Constituição dos EUA e se autoproclamar ditador, caso seja reeleito.