DestaqueDiário do Rio

Atafona: A tragédia em câmera lenta da cidade engolida pelo mar no RJ que impacta no debate das mudanças climáticas.




Reportagem sobre Atafona

Atafona: A Cidade Engolida Pelo Mar

Foto: Reprodução | Bafafá

Atafona, uma cidade balneário ao norte do Rio de Janeiro, tem sido gradualmente consumida pelo mar ao longo de 40 anos. O local já foi um concorrido balneário para famílias endinheiradas de Campos dos Goytacazes. Hoje, fotos impressionantes revelam os vestígios dessa cidade outrora próspera, agora submersa. (continua…)

A Avenida Beira Mar, principal via da cidade, desapareceu nas águas juntamente com mais de 200 casas e lojas. O engenheiro Raoul Michel de Thuin, figura proeminente em Campos, testemunhou a destruição de sua casa de praia. Seu filho relata: “Meu pai comprou a casa linda… (continua…)

Em Atafona, a incerteza é constante para os residentes que resistem à desapropriação de suas propriedades. Enquanto alguns veem o apocalipse se aproximando, especialistas apontam fatores como ação humana e mudanças climáticas intensificando a erosão costeira na região.

Desde 1954, Atafona vem sendo consumida pelo mar, avançando cerca de 3 metros por ano. A destruição já atingiu 500 residências e comércios, segundo a Prefeitura de São João da Barra. Moradores e pesquisadores, no entanto, acreditam que o número de imóveis destruídos pode ser maior.

Apesar dos esforços e da resistência dos habitantes, Atafona continua a ser vítima da força da natureza. A cidade que um dia foi um paraíso litorâneo, hoje é um lembrete do impacto das ações humanas no meio ambiente.

Publicidade

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tragédia em Câmera Lenta: a destruição da cidade de Atafona é versão lenta e gradual do caos no RS


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo