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A Petrobras anunciou aumento nos preços da gasolina e do diesel destinados às distribuidoras.

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (15), no Rio de Janeiro, que a partir de amanhã haverá um reajuste nos preços da gasolina e do diesel. A gasolina A, que é produzida pelas refinarias de petróleo e entregue diretamente às distribuidoras, terá um aumento médio de R$ 0,41 por litro e passará a ser vendida por R$ 2,93 às distribuidoras. Este aumento representa cerca de 16%.

A empresa informou em um comunicado que, levando em consideração a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela que será atribuída à Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 2,14 a cada litro vendido na bomba. É importante ressaltar que, apesar deste reajuste, no acumulado do ano o preço da gasolina vendida às distribuidoras conta com uma redução de R$ 0,15 por litro.

Em relação ao diesel, a Petrobras também realizará um aumento no preço médio de venda para as distribuidoras de R$ 0,78, totalizando R$ 3,80 por litro. Este reajuste representa 26%. Levando em consideração a mistura obrigatória de 88% de diesel A, produzido nas refinarias, e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela que será atribuída à Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,34 a cada litro. No acumulado do ano, o preço de venda de diesel da Petrobras para as distribuidoras conta com uma redução de R$ 0,69 por litro.

É importante ressaltar que a parcela da Petrobras no preço dos combustíveis não é o valor final que o consumidor encontra nas bombas, pois também é necessário considerar os impostos e as margens de lucro da distribuição e dos postos.

A Petrobras esclareceu que a nova política de preços da empresa “incorpora parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação”. A companhia explica que, devido à consolidação dos preços do petróleo em outro patamar e às importações complementares realizadas pela empresa, torna-se necessário realizar ajustes de preços para os combustíveis, visando o reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a Petrobras. A estratégia comercial da empresa busca evitar repassar aos consumidores a volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao mesmo tempo em que visa manter um ambiente competitivo dentro da legislação vigente.

Com esse anúncio, é provável que os preços da gasolina e do diesel sofram reajustes nas bombas, pois os postos também levam em consideração os impostos e suas margens de lucro. Os consumidores precisarão estar atentos a essas mudanças para planejar seus gastos com combustível.

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