
Rússia alerta EUA sobre uso de armmas na Ucrânia
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, fez um alerta nesta segunda-feira aos Estados Unidos, indicando que o país pode enfrentar “consequências fatais” caso ignore os avisos de Moscou para não permitir que a Ucrânia utilize armas fornecidas por Washington para atingir alvos dentro da Rússia.
A declaração de Ryabkov aconteceu após o presidente dos EUA, Joe Biden, aprovar na semana passada o uso de armas para atingir alvos na Rússia que estejam envolvidos em ataques na região ucraniana de Kharkiv.
“Gostaria de alertar os líderes norte-americanos contra erros de cálculo que podem ter consequências fatais. Por razões desconhecidas, eles subestimam a seriedade da repulsa que podem receber”, afirmou Ryabkov, segundo a agência de notícias estatal RIA.
A tensão entre Rússia e Estados Unidos tem aumentado devido ao conflito na Ucrânia, e a possibilidade de um confronto militar direto preocupa a comunidade internacional.
A Casa Branca ainda não se pronunciou sobre as declarações de Ryabkov, mas o alerta da Rússia coloca em evidência a delicada situação geopolítica na região.