
Governo sueco pretende liberar uso de reconhecimento facial pelas forças policiais em locais públicos
O governo sueco informou, nesta segunda-feira (3), que planeja autorizar as forças policiais a utilizarem tecnologia de reconhecimento facial em tempo real com câmeras instaladas em locais públicos com o objetivo de identificar suspeitos de crimes específicos.
O anúncio surge após a União Europeia ter estabelecido, em março, regras para regular o uso de inteligência artificial (IA), as quais proíbem o reconhecimento facial em tempo real em espaços públicos, mas permitem algumas exceções para autoridades responsáveis pela segurança pública.
Em dezembro do ano passado, o governo sueco encomendou uma investigação para avaliar a ampliação dos poderes das forças de segurança no que diz respeito ao uso de câmeras de vigilância, incluindo a possibilidade de implementação da tecnologia de reconhecimento facial.
Com essa decisão, a Suécia se junta a outros países europeus que têm considerado a implementação de sistemas de reconhecimento facial para auxiliar nas ativivades das forças policiais, levantando debates sobre questões de privacidade e segurança.