Plataforma de bilhetagem Jaé lança ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência no transporte urbano do Rio de Janeiro

De acordo com Zeca Vianna, diretor executivo da empresa, o site do Jaé cumpre agora 100% das normas de acessibilidade digital, demonstrando o compromisso da empresa em criar um sistema de mobilidade totalmente acessível e inclusivo. Vianna enfatiza que o Jaé serve como inspiração para outras empresas, sendo exemplo de inovação e inclusão. “Estamos quebrando paradigmas e mostrando que é possível integrar tecnologia e acessibilidade na rotina urbana do Rio de Janeiro”, destaca o diretor.
No entanto, no Brasil, a acessibilidade digital ainda é um desafio para a maioria das empresas. Estudos recentes apontam que menos de 1% dos sites no país oferecem serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência. A pesquisa realizada pela startup Hand Talk revela a necessidade de mais iniciativas como a do Jaé para garantir que todos os usuários tenham igualdade de acesso aos serviços online.
Além da questão da acessibilidade, o Jaé também está implantando um novo sistema de bilhetagem para os ônibus urbanos, BRT e VLT. Com a possibilidade de adquirir o Jaé nas máquinas de autoatendimento, o sistema oferece a primeira via gratuita e permite recargas por meio de app, site, estabelecimentos credenciados e máquinas de autoatendimento. A integração entre todos os modais do Rio de Janeiro está em andamento, com a substituição gradual do Riocard pelo Jaé.
Com o avanço da operação, a expectativa é de uma transição tranquila para os usuários do transporte público, garantindo uma experiência mais prática e inclusiva para todos. O Jaé se destaca não apenas como uma solução tecnológica, mas também como um exemplo de como a acessibilidade deve ser prioridade na prestação de serviços para a população.