DestaqueUOL

ANC na África do Sul busca novo governo em meio a queda histórica de votos no Parlamento após três décadas no poder



ANC perde maioria no Parlamento da África do Sul

ANC perde maioria no Parlamento da África do Sul

O Congresso Nacional Africano (ANC), no poder na África do Sul há três décadas, declarou neste domingo (2) que entrará em negociações com outros partidos para formar um novo governo, depois de perder pela primeira vez a maioria absoluta no Parlamento.

Com 99,91% dos votos apurados, o ANC, liderado pelo atual presidente Cyril Ramaphosa, obteve apenas 40,2% dos votos nas eleições legislativas de quarta-feira, uma queda considerável face aos 57,5% de 2019.

Este é o pior resultado para o partido que chegou ao poder em 1994 com o líder emblemático da luta contra a segregação racial do apartheid, Nelson Mandela, e que governa com maioria absoluta desde então.

O resultado das eleições demonstra uma mudança significativa no cenário político da África do Sul, com o ANC perdendo apoio popular e abrindo espaço para novas negociações e alianças no governo.

O presidente Cyril Ramaphosa enfatizou a importância de buscar novas parcerias políticas para garantir a estabilidade e o progresso do país, diante do novo cenário político que se desenha após as eleições.

Os próximos passos do ANC e dos demais partidos políticos sul-africanos serão acompanhados de perto pela população e pela comunidade internacional, que aguardam para ver como será formado o novo governo e quais serão as políticas implementadas a partir das novas alianças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo