DestaqueUOL

Partido ANC esquiva-se de perguntas sobre coligação após resultados eleitorais desfavoráveis em África do Sul




Eleições na África do Sul

Resultados das eleições na África do Sul

“Podemos falar com todos e com qualquer um”, afirmou Gwede Mantashe, presidente do ANC e atual ministro das Minas e da Energia, em uma declaração aos jornalistas divulgada pela South African Broadcasting Corporation (SABC). Ele esquivou-se de responder sobre com qual partido o ANC estava discutindo uma possível coligação.

A contagem dos votos do pleito de quarta-feira está em sua fase final, com 99,53% das urnas apuradas, dando ao ANC 40,21% dos votos.

O principal partido da oposição, Aliança Democrática (DA), obteve 21,80% dos votos, seguido pelo uMkhonto we Sizwe (MK), um novo partido liderado pelo ex-presidente Jacob Zuma, com 14,60%. Já os Combatentes pela Liberdade Econômica (EFF), de extrema-esquerda e liderado por Julius Malema, alcançou 9,48% dos votos.

“Alcançamos a nossa missão: trazer o ANC para menos de 50%. Queremos humilhar o ANC”, declarou Malema aos jornalistas no centro de resultados. Ele ainda mencionou que estão abertos a negociar com o ANC para um possível acordo de coligação, embora isso não seja suficiente para obter a maioria sem incluir outro partido na contagem atual.

O ANC tem sido vitorioso em todas as eleições nacionais anteriores, desde a histórica votação de 1994 que encerrou o governo da minoria branca. No entanto, ao longo da última década, seu apoio tem diminuído devido à estagnação da economia, aumento do desemprego e falta de infraestrutura, como estradas e centrais elétricas precárias.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo