DestaqueDiário do Rio

Nível de alfabetização de crianças do RJ fica abaixo da média nacional, apesar da melhora nos indicadores pós-pandemia.




Artigo sobre Alfabetização Infantil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (28/05) o 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada. Segundo os dados apresentados, o estado do Rio de Janeiro registrou um índice de alfabetização de 52% em 2023, entre as crianças de 6 a 7 anos das redes públicas. Essa avaliação é baseada em critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

Os resultados do levantamento foram fruto de uma parceria entre o governo federal e os sistemas estaduais de avaliação. O índice apresentado pelo Rio de Janeiro ficou abaixo da média nacional de 56%, sendo o mais baixo na região sudeste ao lado de São Paulo. Enquanto Minas Gerais obteve 60% de alfabetização infantil, o Espírito Santo alcançou 68%. Destacam-se no cenário nacional os estados do Ceará, com 85%, e do Paraná, com 73%.

É válido ressaltar que, mesmo com resultados inferiores em relação a outros estados da região sudeste, o Rio de Janeiro teve um crescimento significativo nos índices de alfabetização durante a pandemia. Em 2021, o Saeb indicou que apenas 27%
das crianças até o 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas nas redes públicas e estaduais fluminenses. Os dados de 2023 revelam um aumento de 25% nesse índice, superando o crescimento nacional de 20% no mesmo período. Quando comparados com os resultados de 2019, o Rio apresentou uma taxa de alfabetização de 49% na ocasião.

Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas de alfabetização em nível nacional, levando em consideração a realidade de cada estado. A meta estipulada para o Rio de Janeiro este ano é de 57%, com a expectativa de que todas as redes públicas do país alcancem uma taxa de alfabetização superior a 80% até 2030.

O programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa que visa alinhar os sistemas de avaliação estaduais ao Saeb, sendo parte do Compromisso Nacional com a Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo MEC. A adesão foi feita por 5.558 municípios brasileiros e todos os estados da federação.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Apesar de retomada nos indicadores pré-pandemia, RJ registra nível de alfabetização de crianças abaixo da média nacional


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo