Agência BrasilDestaque

Junho de 2024: Mês repleto de datas marcantes, sem feriados nacionais, celebra o meio ambiente, o amor e as festas juninas.

Junho chega repleto de datas marcantes, embora não haja feriados nacionais durante o mês. Porém, isso não impede que juinho já comece no dia 5 com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data estabelecida pela ONU em 1972. Essa comemoração visa a reflexão sobre a importância da preservação do planeta, tema abordado em conteúdos veiculados pela EBC, como na Agência Brasil e no Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia.

Uma semana depois, no dia 12 de junho, o Brasil comemora o Dia dos Namorados. A data, que movimenta o comércio, teve sua origem em uma campanha publicitária feita em 1948. A escolha do dia se deu por ser na véspera do Dia de Santo Antônio, um dos “santos juninos” homenageados no mês de junho.

Nos dias 13 e 24, respectivamente, são celebrados os dias de Santo Antônio e São João, dando origem às tradicionais festas juninas no Brasil. O Dia de São Pedro, que fecha o ciclo dos “santos juninos”, é comemorado no dia 29 de junho.

Além dessas datas, junho reserva outros eventos relevantes, como o Dia do Orgulho Autista, celebrado no dia 18 e marcado pela criação da entidade “Aspies/Autistas para a Liberdade” em 2004. O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, abordou o tema com histórias de pessoas que receberam o diagnóstico de autismo já na idade adulta.

No dia 20 de junho é celebrado o Dia Mundial dos Refugiados, estabelecido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em 2000. No ano passado, a Agência Brasil registrou as comemorações da data.

Por fim, o dia 28 é marcado pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, que relembra a “Revolta de Stonewall” de 28 de junho de 1969. No ano passado, o tema foi abordado no programa Viva Maria.

Assim, mesmo sem feriados nacionais, junho é repleto de celebrações e datas importantes para refletir sobre questões sociais e ambientais. A diversidade cultural e as lutas por direitos são temas constantes ao longo do mês, mostrando a importância da conscientização e da preservação das tradições comemorativas e de conscientização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo