DestaqueUOL

Índice de aprovação de Biden cai para 36% e eleitores cogitam votar em Trump devido às preocupações com a economia e inflação





Uma pesquisa recente realizada pela Reuters/Ipsos em maio revelou que o índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atingiu o menor nível de sua presidência, chegando a 36%. Essa queda ocorre a pouco mais de cinco meses das próximas eleições.

As preocupações em relação à economia têm levado alguns eleitores que anteriormente apoiavam Biden a considerar a possibilidade de votar em Donald Trump.

O desafio da inflação tem sido uma questão persistente para Biden. Desde que assumiu o cargo, os preços dos alimentos aumentaram mais de 20%, de acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA. As altas taxas de juros implementadas para combater a inflação têm encarecido significativamente a compra de itens como carros e casas.

Embora Biden tenha vencido as eleições de 2020 com uma diferença de cerca de 7 milhões de votos a nível nacional, o sistema do Colégio Eleitoral torna os sete Estados decisivos altamente competitivos, como Arizona, Geórgia e Wisconsin, onde a margem de vitória de Biden foi estreita. Qualquer pequena piora na situação pode levar esses Estados a favorecer Trump.

A entrada de Robert F. Kennedy Jr., que concorre como independente e tem recebido apoio considerável nas pesquisas, também complica o cenário eleitoral.

Jacob Rubashkin, analista do Inside Elections, um grupo de pesquisa apartidário, comentou: “A razão pela qual Biden está encontrando dificuldades nesta corrida presidencial é a perda de apoio, de modo geral, dos eleitores que foram essenciais para sua vitória em 2020.”


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo