Agência BrasilDestaque

Homenagem a Ziraldo na Fábrica de Cultura de SP: eventos gratuitos celebram legado do cartunista em junho.

O renomado cartunista Ziraldo será o grande destaque da programação do mês de junho da Fábrica de Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Reconhecido por suas obras infantis e por ter criado o emblemático personagem O Menino Maluquinho, o artista faleceu em abril deste ano, deixando um legado inestimável no cenário cultural brasileiro. Para celebrar sua vida e obra, uma série de eventos gratuitos acontecerão nas unidades da capital, Diadema e Osasco.

As homenagens terão início neste sábado (1º) na Fábrica de Cultura Jardim São Luís com a atividade Grafite Arte Urbana: Viva Ziraldo. Os artistas Leche e Alore irão criar um mural original em homenagem ao cartunista, exibindo alguns de seus personagens mais icônicos. Além disso, outras ações de grafite estão programadas para acontecer, como a criação de um painel com os principais personagens de Ziraldo na unidade Jaçanã, de 6 a 8 de junho, por Caluz, grafiteira e artista visual.

Dentre as atividades programadas, destaca-se a ação O humor como denúncia no Capão Redondo, que resgata as produções humorísticas de Ziraldo durante a ditadura militar no Brasil. A oficina, marcada para o dia 5, proporcionará ao público a oportunidade de criar cartuns relacionados às opressões atuais, resultando em uma intervenção artística no formato de exposição.

Outras atividades incluem oficinas de autorretrato inspirado na obra de Ziraldo, sessões de cinema com a exibição do filme O Menino Maluquinho (1995) e até mesmo a criação de robôs-luminárias sustentáveis a partir de resíduos, inspirados no personagem do Menino Maluquinho. A programação completa e os detalhes dos eventos podem ser encontrados no site da Fábrica de Cultura. A iniciativa visa preservar e celebrar o legado de um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, Ziraldo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo