DestaqueDiário do Rio

Cresce em mais de 120% o número de solicitações de reparo de luminárias na cidade do Rio em relação ao ano passado.





Cobrança por reparo de luminárias cresce em mais de 120% na cidade do Rio em relação ao ano passado

Uma preocupação recorrente dos moradores da cidade do Rio de Janeiro tem sido o reparo de luminárias. De acordo com dados da Central 1746, a prefeitura registrou um total de 34.556 solicitações para esse serviço entre janeiro e maio deste ano. Esse número representa um crescimento de 123,4% em relação ao mesmo período em 2023, quando foram contabilizados 15.466 chamados.

O levantamento da Central 1746 apontou que, atualmente, o reparo de luminárias é o terceiro serviço mais solicitado pelos cariocas, ficando atrás apenas da fiscalização de estacionamento irregular e da remoção de entulho e bens inservíveis. Em abril deste ano, houve um pico de demanda, com 7.244 pedidos para reparo de luminárias. Até o final de maio, já haviam sido contabilizados 6.225 chamados para esse serviço.

Apesar do aumento no volume de solicitações, houve uma redução de 3,1 pontos percentuais no número de reclamações em relação ao serviço de reparo de luminárias. No entanto, essa categoria ainda é a sétima mais criticada pelos moradores da cidade, com 7,4% de reclamações registradas na Central 1746.

Em termos geográficos, a zona oeste do Rio concentrou a maior parte das solicitações de reparo de luminárias, totalizando 16.620 pedidos, o que corresponde a 48,1% do total. A zona norte registrou 12.191 chamados, enquanto as regiões do centro e da zona sul somaram 2.306 e 2.001 solicitações, respectivamente.

A Central 1746, criada em 2011, é responsável por receber e direcionar os pedidos de reparo de luminárias, entre outros serviços, representando a central única de teleatendimento da prefeitura do Rio de Janeiro. Todas as solicitações feitas através desse canal possuem um prazo pré-estabelecido para serem atendidas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo