Reunião da Opep e Opep+ para decidir sobre cortes na produção de petróleo
Neste domingo, os representantes dos 12 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), liderada pela Arábia Saudita, e seus 10 aliados na Opep+, liderados pela Rússia, estarão reunidos por videoconferência para decidir se manterão os atuais cortes na produção de petróleo.
“No mínimo, esperamos que a Opep+ prorrogue os cortes até o terceiro trimestre. Não seria surpresa se essas medidas se estendessem até o final do ano”, avaliou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, em entrevista à AFP.
De acordo com Matt Smith, da Kpler, os países produtores terão que considerar outras medidas se desejam elevar o preço do barril, que é seu objetivo principal.
Enquanto isso, os corretores estão preocupados com posições longas no petróleo, já que o mercado tende a fechar nos fins de semana, observou Smith.
Alguns dados medianos vindos da China impactaram o mercado. A atividade manufatureira, que é um reflexo da saúde das fábricas e indústrias, teve contração em maio, conforme dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.
“O petróleo está sob pressão devido aos sinais de demanda mais fraca na China”, ressaltou Lipow.