
Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, fez um convite especial à socióloga Janja Lula Silva para participar da Cúpula de Primeiras-Damas e Cavalheiros, evento marcado para agosto que busca abordar desafios humanitários globais por meio de parcerias entre países.
Durante uma visita de jornalistas da América Latina à capital ucraniana Kiev, Zelenska expressou sua admiração pelo trabalho de Silva e destacou a importância de sua presença no evento internacional.
O Brasil também foi alvo das palavras da primeira-dama, que incentivou o país a integrar a Coligação Internacional para o Retorno das Crianças Ucranianas, uma iniciativa liderada pela Ucrânia para facilitar o retorno de menores deportados ilegalmente pela Rússia.
Segundo dados de Kiev, cerca de 19,5 mil crianças foram retiradas do território desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, tornando urgente a ação conjunta de diversos países para resolver essa situação.
Com o apoio de quase 30 nações, a coalizão internacional ganha força e pode trazer esperança para as famílias ucranianas que buscam reunir-se com seus filhos após eventos traumáticos de guerras e conflitos.
Leia também: Biden dá permissão para Ucrânia utilizar armas dos EUA contra Rússia