DestaqueUOL

Novo feriado nacional celebrará a Proclamação da República em novembro




Novo feriado no segundo semestre

A possibilidade de emenda, portanto, só vai acontecer em novembro, na celebração da Proclamação da República, que será na sexta-feira (15).

Novo feriado no segundo semestre

Em dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que tornou feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é comemorada em 20 de novembro.

A data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país.

Calendário nacional dos próximos feriados

  • 7 de setembro (Independência do Brasil) – sábado;
  • 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – sábado;
  • 2 de novembro (Finados) – sábado;
  • 15 de novembro (Proclamação da República) – sexta-feira;
  • 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – quarta-feira;
  • 25 de dezembro (Natal) – quarta-feira.

Com o recente acréscimo de um novo feriado no segundo semestre do ano, a população brasileira terá mais tempo para celebrar e refletir sobre importantes datas históricas. Em dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que oficializou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como um feriado nacional, a ser comemorado todo dia 20 de novembro.

Essa data é emblemática, pois marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, um símbolo de resistência contra a escravização negra no Brasil durante o período colonial. A celebração do Dia da Consciência Negra tem o intuito de relembrar a luta de Zumbi e de todos os negros que resistiram e lutaram por liberdade e igualdade no país.

Diante do novo feriado nacional, vale a pena conferir o calendário dos próximos feriados no país. No mês de setembro, teremos o Dia da Independência, seguido pelo feriado de Nossa Senhora Aparecida em outubro. Já em novembro, além do feriado de Finados, teremos a Proclamação da República e, posteriormente, o Dia da Consciência Negra. E para fechar o ano, teremos o Natal em dezembro.

Portanto, com a inclusão do Dia da Consciência Negra como feriado nacional, a população terá mais uma oportunidade de refletir sobre a história e a importância da luta contra a discriminação racial no Brasil, além de aproveitar um merecido descanso em meio ao calendário festivo do país.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo