DestaqueUOL

Joe Biden critica Trump por tentar minar sistema judiciário após veredicto de culpado em Nova York

“Donald Trump teve todas as oportunidades de se defender”, afirma Biden

Em meio ao processo movido contra Donald Trump em Nova York, o presidente Joe Biden fez declarações enfáticas sobre o veredicto que condenou o ex-presidente. Biden destacou que o processo não era de cunho federal, mas movido pelo Estado, e que o júri responsável pela sentença era composto por “um júri de 12 cidadãos, 12 americanos, 12 pessoas como você”.

Para o presidente Biden, o sistema judiciário dos Estados Unidos, que perdura há quase 250 anos, foi alvo de críticas infundadas por parte de Trump e seus seguidores, que propagaram falsas alegações sobre o caso. “É imprudente, perigoso e irresponsável alguém dizer que isso foi manipulado só porque não gostou do veredicto”, afirmou Biden.

Por sua vez, em uma coletiva de imprensa na Trump Tower em Manhattan, Donald Trump reiterou sua visão de que o julgamento foi uma tentativa de atrapalhar sua possível candidatura à Casa Branca. Trump enfatizou que o veredicto demonstra que nenhum americano está a salvo de acusações politicamente motivadas, declarando: “Se eles podem fazer isso comigo, podem fazer isso com qualquer um”.

O resultado condenatório emitido na quinta-feira lança os Estados Unidos em um território inexplorado às vésperas da eleição de 5 de novembro, na qual Trump, 77 anos, buscará reconquistar a presidência da Casa Branca de Biden, 81 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo