DestaqueUOL

Acionistas minoritários solicitam AGE na Petrobras para eleger membros do conselho após saída de Jean Paul Prates






Petrobras enfrenta pedidos de Assembleia Geral Extraordinária após mudanças no conselho

A Petrobras está enfrentando pedidos de acionistas minoritários para a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) visando a eleição de membros do conselho e da presidência da companhia. Esses pedidos surgiram após a saída de Jean Paul Prates e a chegada de Magda Chambriard ao comando da estatal.

De acordo com a Petrobras, os minoritários alegam que houve a destituição de um membro do conselho de administração, o que a empresa contesta como informações imprecisas.

A empresa afirmou que não vê motivos para a convocação da AGE e destacou que não há previsão na legislação para tal medida. No entanto, os pedidos serão analisados juridicamente e seguirão os procedimentos de governança da companhia antes de qualquer decisão.

Magda Chambriard assumiu a presidência da Petrobras em 24 de dezembro, sendo indicada por Lula para substituir Jean Paul Prates. Sua nomeação ocorreu após um processo de demissão que se intensificou devido à abstenção de Prates em uma votação sobre dividendos extraordinários em 2023.

O governo, por sua vez, recuou em relação à proposta de reter metade dos dividendos extraordinários e agora determinou que a empresa decida até o final do ano se distribuirá os 50% restantes. Magda Chambriard afirmou a importância de avaliar como essa decisão se encaixa nos planos futuros da Petrobras.

A nova presidente da estatal garantiu a continuidade da política de preços dos combustíveis implementada por Prates em 2022, cumprindo uma promessa de campanha de Lula.

Com Nicola Pamplona.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo