
O porto temporário das Forças Armadas dos Estados Unidos em Gaza sofre danos devido ao mau tempo
Um porta temporário construído pelas Forças Armadas dos Estados Unidos na Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária ao território em guerra foi danificado devido ao mau tempo e ao mar agitado, de acordo com informações do Pentágono. A estrutura, que tem por objetivo auxiliar na entrega de suprimentos para a população afetada pelo conflito, precisará passar por reparos.
Segundo um porta-voz, parte da estrutura danificada foi removida e levada para Israel para conserto. A previsão é de que os reparos sejam concluídos e o porto temporário volte a funcionar na metade da próxima semana. Enquanto isso, os carregamentos que já foram enviados serão depositados em um armazém flutuante enquanto aguardam a retomada das operações no píer.
Prevista para ser uma fonte constante de ajuda humanitária para Gaza, a operação do porto temporário tem encontrado obstáculos. Críticos levantaram questões sobre o alto custo da iniciativa, estimado em US$ 320 milhões, e também sobre o apoio dado pelos Estados Unidos a Israel, que tem sido alvo de controvérsias.
Os militares dos EUA precisaram interromper as entregas de ajuda à Faixa de Gaza via marítima devido aos danos causados pelo mau tempo ao píer temporário. Após os reparos serem concluídos, a intenção é ancorar novamente e retomar as operações de ajuda humanitária.
Em meio a esse cenário, o presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou a construção do porto temporário em resposta às advertências da ONU sobre a possibilidade de uma fome generalizada entre os palestinos em Gaza. O conflito na região tem perdurado há meses, impactando diretamente a população local e gerando preocupações em nível internacional.