
Após fenômenos climáticos extremos atingirem o Brasil, como temporais no Rio Grande do Sul e onda de calor em seis estados, uma nova frente fria se aproxima e promete baixas temperaturas no centro-oeste e sudeste do país.
De acordo com os institutos de meteorologia, uma massa de ar polar proveniente da Argentina chegou ao território brasileiro e deve tornar o feriado de Corpus Christi gelado.
Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura alerta para dias secos, sem chuvas, e temperaturas baixas, com possibilidade de bater recorde de mínimas.
Nesta quarta-feira (29), a capital paulista registrou a menor média do ano, com 9,8°C, superando o recorde anterior de 13,3°C em abril.
Para os próximos dias, a previsão é de madrugadas geladas e temperaturas não ultrapassando os 17°C, com umidade do ar em torno dos 62%.
Região Sul enfrentará geada nas serras gaúcha e catarinense
No sul do país, a previsão é de temperaturas ainda mais baixas, podendo chegar a 3°C, com possibilidade de geadas, especialmente nas serras de Santa Catarina.
No Paraná, as mínimas devem variar entre 8°C e 12°C, com tempo aberto e poucas nuvens.
Já no Rio Grande do Sul, a região serrana poderá registrar temperaturas negativas, enquanto Porto Alegre terá mínimas entre 11°C e 15°C, com máximas subindo para 24°C.
Além disso, a cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, terá mínima de apenas 4°C nesta quinta-feira, subindo gradativamente até o final de semana.
Diante do frio intenso, medidas estão sendo tomadas pelos governos municipal e estadual para atender moradores de rua, garantindo abrigo e assistência durante as baixas temperaturas.