DestaqueUOL

Izolda Cela, secretária do MEC, anuncia saída para concorrer às eleições municipais em Sobral ou Fortaleza em outubro.

A secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, anunciou sua saída do cargo aos funcionários na última quarta-feira (29).

Considerada o braço direito do governador Camilo Santana, Izolda tomou a decisão de deixar o cargo dentro do prazo estabelecido para desincompatibilização visando as eleições municipais deste ano, com o primeiro turno marcado para o dia 6 de outubro.

Recentemente filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), a expectativa é que a professora e psicóloga seja candidata em Sobral ou em Fortaleza, ampliando sua atuação na esfera política.

Izolda Cela fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir o governo do Ceará, de 2015 a 2022, quando era vice-governadora na chapa de Camilo Santana. No último ano, assumiu o cargo de titular do Poder Executivo cearense.

Ao longo de sua trajetória política, Izolda foi filiada a diferentes partidos, como o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Democrático Trabalhista (PDT), evidenciando sua versatilidade e engajamento político.

Durante a gestão de Cid Gomes (PDT), a ex-secretária de Educação do Ceará teve papel fundamental na implementação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

A saída de Izolda Cela do Ministério da Educação marca uma nova etapa em sua carreira política, com possíveis planos de candidatura nas eleições municipais deste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo