DestaqueUOL

Mais da metade da população brasileira avalia que o país está “na direção errada”, aponta pesquisa do instituto Ipsos




Pesquisa Ipsos revela que maioria dos brasileiros vê o país na direção errada

Pesquisa Ipsos revela que brasileiros avaliam o país na “direção errada”

Uma pesquisa recente realizada pelo instituto Ipsos aponta que a maioria da população brasileira acredita que o País está seguindo “na direção errada”. De acordo com o levantamento, 57% dos brasileiros têm essa opinião sobre o atual caminho do Brasil, sendo o maior índice registrado durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme apontado pela pesquisa mensal. Por outro lado, 43% dos entrevistados acreditam que o país está no rumo certo.

A pesquisa What Worries the World analisa questões sociais e políticas em 29 países. No levantamento referente ao mês de maio, a inflação foi apontada como a maior preocupação dentre todos os países pesquisados. No entanto, no Brasil, a questão da inflação não se destaca como a principal aflição da população. A maior preocupação entre os brasileiros atualmente é com relação ao crime e à violência, sendo apontada por 46% dos entrevistados.

No ranking das populações mais críticas em relação aos rumos do país, o Brasil ocupa a 21ª posição. Países como Holanda apresentam um nível baixo de otimismo, com 79% de percepção de que o país está seguindo na direção errada. A média global aponta que 62% das pessoas estão pessimistas em relação aos rumos tomados pelas nações.

Desemprego

Em relação ao desemprego, a África do Sul lidera o ranking dos países em que a população está mais preocupada, com 67% de percepção negativa. Já no Brasil, 26% dos entrevistados citaram o desemprego como uma de suas principais preocupações, enquanto a média mundial é de 26%.

Corrupção

A corrupção financeira e política é uma preocupação em 26% dos 29 países pesquisados. A Indonésia é o país mais preocupado com a corrupção, com 65% de percepção negativa, seguido por Peru (53%), África do Sul (51%) e Malásia (48%). No Brasil, 27% dos entrevistados demonstram preocupação com a corrupção, um ponto percentual acima da média global.

Violência

O Brasil ocupa a sexta posição no ranking de países onde a violência é a maior preocupação da população, com 46% dos entrevistados apontando esse tema. A lista é liderada por Chile (69%), Suíça (64%), África do Sul (56%), Peru (54%) e México (52%).

A pesquisa foi aplicada a 24.686 pessoas em 29 países, entre os dias 15 de abril e 3 de maio, através de um painel virtual. A margem de erro é estimada em 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o instituto Ipsos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo