Empresa Brasil de Comunicação adere ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Ministério das Mulheres em cerimônia de compromisso.

De acordo com a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva, a participação da EBC e de outras empresas de comunicação no programa é fundamental para promover mudanças de comportamento nos locais de trabalho. Ela ressaltou a importância de empresas que dialogam com a população, como as de comunicação, em disseminar ações que promovam equidade, inclusão e respeito à diversidade em suas notícias.
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem como objetivo estimular a adoção de políticas e práticas que eliminem barreiras relacionadas a gênero e raça no ambiente corporativo, buscando a igualdade no crescimento profissional e na remuneração. Empresas públicas ou privadas que aderem ao programa recebem um selo que as identifica como promotoras da igualdade no ambiente de trabalho.
A assinatura do termo de compromisso pela EBC representa a reconstrução de um trabalho iniciado em 2012, quando foi instituído o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça. Após anos de interrupção de algumas conquistas do colegiado, a empresa retomou iniciativas como a instalação de uma sala de amamentação e a criação de cartilhas informativas sobre direitos dos trabalhadores em momentos como a maternidade.
A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, enfatizou o impacto positivo que a reflexão e as ações voltadas para equidade de gênero e raça podem gerar na vida das pessoas. Ela reforçou a importância da adesão voluntária ao programa, que requer a publicação de relatórios de transparência salarial, a existência de canais de denúncia e medidas para combate ao assédio e discriminação.
O plano de ação da EBC para promover a equidade de gênero e raça inclui a realização de encontros e discussões sobre o tema, um censo de diversidade dos empregados e a implantação de um grupo dedicado à participação social, diversidade e inclusão. Com isso, a empresa segue contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.