DestaqueUOL

Dmae reabre comportas do sistema de proteção contra cheias em Porto Alegre para escoamento da água do Guaíba.




Reabertura das comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre

No dia 28 de maio, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre tomou uma importante decisão para o controle das cheias na cidade. Após o fechamento das comportas no início de maio, devido ao aumento do nível da água causado pelas enchentes, cinco dessas estruturas foram reabertas.

As comportas abertas incluem as de número 1, 4, 11, 12 e 14, localizadas em pontos estratégicos da região. A ação visa facilitar o escoamento da água para o Guaíba, contribuindo para a diminuição dos impactos das enchentes.

O diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, explicou que a decisão foi baseada na redução do nível da água do Guaíba, o que permitiu a abertura das comportas para auxiliar no processo de escoamento. Além disso, a medida visa facilitar o acesso dos trabalhadores dos portos locais.

Atualmente, o nível do Guaíba está abaixo dos 4 metros, marcando 3,88 metros na última medição realizada. O sistema de proteção contra cheias da cidade conta com 14 comportas, sendo sete permanentemente bloqueadas e as outras sete fechadas em momentos de necessidade, como durante as enchentes.

Essas comportas fazem parte de um conjunto de estruturas que incluem também 23 estações de bombeamento de águas pluviais e diques, que juntos formam o sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo