Comissão de Meio Ambiente discute incentivos para produção sustentável de biogás e biometano a partir de resíduos urbanos e da agropecuária.

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal está agendando uma importante discussão sobre incentivos voltados para a produção sustentável de biogás e biometano, provenientes de resíduos urbanos e da agropecuária. O Requerimento 26/2024, de autoria do senador Zequinha Marinho do Podemos do Pará, foi o responsável por pautar a reunião que promete trazer à tona questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país.
Zequinha Marinho ressaltou que atualmente três projetos relacionados ao tema estão em análise no Senado. Dois deles encontram-se na Comissão de Infraestrutura (CI), sendo eles o PL 327/2021 e o PL 528/2020, e um terceiro na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), referente ao PL 1879/2022. Todos os projetos têm como foco principal a promoção de tecnologias que estimulem a produção e utilização do biogás e biometano como alternativas limpas e sustentáveis.
O parlamentar destacou a relevância das plantas de captura de gás metano e biogás como ferramentas essenciais para a redução das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Com a implementação dessas tecnologias, o país poderá avançar significativamente na mitigação dos impactos ambientais causados pela emissão desses gases, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e para o cumprimento de compromissos internacionais relacionados à redução das emissões de gases poluentes.