Relações Brasil-EUA: 200 anos de história celebrados com ênfase em economia, democracia, justiça social e meio ambiente em sessão solene no Congresso.

Comemoração dos 200 anos da relação diplomática Brasil-EUA
Nesta terça-feira (28), uma sessão solene do Congresso Nacional celebrou os 200 anos da relação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos. Diversos temas foram enfatizados durante o evento, como economia, democracia, justiça social e meio ambiente, ressaltando a importância da parceria bilateral.
O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, destacou a relevância econômica dos dois países, que possuem os maiores Produtos Internos Brutos das Américas e estão entre as oito maiores economias globais. Além disso, mencionou a longa história em comum entre as nações.
Após a independência do Brasil em 1822, os Estados Unidos foram um dos primeiros países a reconhecer a soberania brasileira, estabelecendo relações diplomáticas formais em 1824. Esse marco coincidiu com a criação da primeira Constituição brasileira, a Constituição do Império, que também deu origem ao Senado Federal, completando 200 anos em 2024.
Cooperação e cultura
O senador Veneziano Vital do Rêgo destacou a visita do Imperador D. Pedro II aos EUA em 1876 e a colaboração durante a Segunda Guerra Mundial. Ele ressaltou a importância atual da cooperação entre os países, mencionando acordos comerciais e educacionais, como o programa Fulbright.
A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, frisou a presença expressiva de investimentos dos EUA no Brasil e a cooperação no combate ao narcotráfico. Ela também enfatizou a colaboração em defesa das instituições democráticas e dos direitos humanos, além do enfrentamento da crise climática.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a importância da cultura na relação bilateral, destacando a diversidade cultural compartilhada entre os dois países.
Intercâmbio
Cidadãos brasileiros que têm relação com os EUA, como Fernando Lagares Távora e Márcio Coimbra, compartilharam experiências positivas de intercâmbio e colaboração entre os países.
A celebração dos 200 anos da relação Brasil-EUA reforça os laços históricos e as oportunidades de cooperação em diversos setores, fortalecendo a parceria entre as nações para o futuro.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)