Procissão de Corpus Christi no Centro do Rio: Tapete gigante será produzido na Avenida Chile, envolvendo comunidade e encenação religiosa.


Na noite e madrugada desta próxima quarta (29/05) e quinta-feira (30/05), voluntários de várias igrejas e grupos outros grupos religiosos irão se unir para criar um tapete gigante na Avenida Chile, no Centro do Rio, que se estenderá da Rua do Lavradio até o Largo da Carioca. A tradição, que antes se limitava ao interior da Catedral Metropolitana e parte da Avenida Chile, agora ganha uma dimensão maior, envolvendo toda a comunidade.
Os trabalhos de confecção dos tapetes começam à meia-noite, e diversas vias serão interditadas até às 23h para garantir a segurança e organização do evento. A Avenida República do Chile, no trecho entre a Rua do Lavradio e a Rua Senador Dantas, e a Avenida Almirante Barroso, nas pistas entre a Avenida Graça Aranha e a Rua Senador Dantas, estarão fechadas para o trânsito.
Encenação Religiosa e Procissão
Na quinta-feira (30/05), a partir das 17h, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura, realizará a tradicional procissão de Corpus Christi e a encenação “Auto do Corpo de Deus” ao lado da Catedral Metropolitana. A peça contará com a participação de 20 artistas, incluindo atores, cantores e bailarinos, e trará cenas da vida de santos como São Jorge, Santo Antônio, Santa Teresinha, Santa Clara e São Tarcísio, destacando suas experiências com a eucaristia. O cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, celebrará a missa após a apresentação.
Itinerário e Interdições da Procissão
A procissão sairá da Igreja da Candelária, passando pela Praça Pio X, Avenida Presidente Vargas, Rio Branco, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Graça Aranha, Avenida Almirante Barroso e finalmente chegando à Avenida República do Chile, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde se dispersará.
Devido à procissão, algumas interdições adicionais ocorrerão das 14h30 às 17h, afetando as seguintes vias:
- Avenida Presidente Vargas, entre a Avenida Passos e a Rua Primeiro de Março
- Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e a Avenida Almirante Barroso
- Praça Pio X, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Primeiro de Março
- Avenida Almirante Barroso, entre a Avenida Graça Aranha e a Avenida Presidente Antônio Carlos
- Rua da Alfândega, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Rio Branco
- Rua Buenos Aires, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Rio Branco
- Rua do Rosário, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Rio Branco
- Rua do Ouvidor, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Rio Branco
- Rua da Assembleia, entre a Rua da Carioca e a Avenida Rio Branco
- Rua São José, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Rio Branco