Prefeitura de Porto Alegre envia cadastro de famílias para Auxílio Reconstrução do governo federal em parcela única de R$ 5,1 mil

Esse envio de cadastros é a primeira etapa para que os beneficiários recebam o auxílio, porém a demora no processo de cadastro tem retardado a segunda etapa, que consiste na conferência dos dados pelo governo federal através da Dataprev. A prefeitura de Porto Alegre informou que priorizou as famílias desabrigadas nesse primeiro lote de envio de cadastros.
No entanto, a demora no envio dos dados tem gerado preocupação, uma vez que nenhum morador de Porto Alegre está incluído no primeiro lote de famílias contempladas com o Auxílio Reconstrução. Municípios como Canoas, Arambaré, Bom Princípio, e outros já agilizaram o envio dos dados e tiveram famílias contempladas com o benefício.
Até o momento, foram enviados 75.213 registros no sistema do Auxílio Reconstrução, com 44.592 famílias tendo o pagamento autorizado após a checagem dos cadastros. No entanto, a morosidade no processo pode prejudicar as famílias de Porto Alegre, que ainda aguardam a confirmação e liberação do auxílio.
A Dataprev está realizando cruzamentos de dados para agilizar o processo de pagamento do auxílio, reunindo diversos órgãos federais em uma força-tarefa. A expectativa é que as famílias afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul recebam o auxílio de forma rápida e eficiente, garantindo o apoio necessário nesse momento de calamidade.