DestaqueDiário do Rio

Inauguração de duas novas maternidades no Estado do Rio de Janeiro amplia acesso a cuidados obstétricos em comunidades



Novas Maternidades Inauguradas no Estado do Rio de Janeiro

Pela redação do Diário do Rio de Janeiro

Maternidade da Rocinha tem capacidade para 40 partos de baixa complexidade por mês. Reprodução: Edu Kapps/Prefeitura do Rio.

Este ano, o Estado do Rio de Janeiro ganhou duas novas maternidades, os espaços recém-inaugurados nas comunidades de Paulino Werneck, na Ilha do Governador, e na Rocinha, na Zona Sul, agora se somam às outras 11 unidades já existentes, além de uma Casa de Parto, oferecendo apoio essencial às mulheres e famílias locais.

O Hospital Maternidade Paulino Werneck, inaugurado no início de abril, conta com 16 leitos obstétricos, dois de UTI Neonatal, quatro de cuidados intermediários e dois leitos canguru para recém-nascidos prematuros. Além disso, possui duas salas de centro cirúrgico e centro obstétrico com três suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), uma delas equipada com banheira. Espera-se que a unidade realize cerca de 100 partos mensalmente, sendo a única maternidade na Ilha do Governador.

A Maternidade da Rocinha, localizada no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, é equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica, sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. Distribuída pelos andares do prédio, é dedicada a partos de baixa complexidade, com sua estrutura projetada com base em estudos técnicos sobre as particularidades assistenciais e demográficas da região.

A estimativa é que a maternidade realize cerca de 40 partos por mês. Casos mais complexos, quando necessários, são encaminhados para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, a apenas quatro quilômetros de distância, na Gávea.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inaugura maternidade na Ilha do Governador e na Rocinha


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo